Maxresdefault

Histórias de provas
9 de Março é o dia do Corredor de Rua. Você sabe porque?

Por Corredor de rua 09 de Março de 2018, 17:51

Até o final do século vinte era assim, poucos organizadores liberavam um calendário, que permitia o corredor de rua se preparar para as provas certas, tornando a corrida mais competitiva. Com a multiplicação de corredores, aumentaram também as motivações e o prazer de correr.

A prática de correr, seja para perder peso, manter-se ativo, participar de competição ou, até mesmo, interagir com antigos e novos amigos, é uma atividade que tem atraído cada vez mais adeptos. É perceptível nas ruas, nos parques e nas praias, idosos, jovens, crianças, homens e mulheres, se identificarem em grupos, nas academias e equipes mostrando vitalidade e servindo de motivação para mais pessoas aderirem à atividade física.

A corrida de rua, além de conciliar a prática de atividade física com momentos de prazer e descontração, também, é um dos principais desafios de quem busca sair da inércia e garantir uma rotina mais saudável.

Porque dia 9 de Março?
Tamanha é a importância da Corrida de Rua e da imponência como evento esportivo, que no dia 13 de fevereiro de 2014 foi promulgada a Lei Distrital nº 5.298, institucionalizando o dia 9 de março como o DIA DO CORREDOR DE RUA, em homenagem a Adeilton de Medeiros Cavalcante, um paraibano, corredor de longas distâncias. Nasceu em 9 de março de 1950, na cidade de São Bento, Estado da Paraíba, e faleceu em 12 de janeiro de 2007 em Brasília-DF. Foi na Capital Federal que Adeilton passou a maior parte da vida. Difundiu a prática da corrida de rua e se revelou como um grande entusiasta do atletismo. Deixou um legado de realizações e a corrida de rua como forma de superação, prazer da conquista, exercício da paciência e da disciplina, porque para Adeilton, correr é também um exercício de autoconhecimento.

Adeilton faleceu em 2007, mas ele está sempre em nossas lembranças cintilando nos belos momentos de cada corrida, na felicidade de cada atleta ao cruzar a linha de chegada e na geração de uma ação muito positiva, que retrata todos os atletas que fizeram, fazem e que farão parte dessa atividade física praticada há milênios de ano.

Dia do Corredor de Rua, não se trata somente de uma inclusão no Calendário Oficial de Eventos, mas que vai além, para o desenvolvimento e fortalecimento sadio do esporte brasileiro, levando o Distrito Federal, através da corrida de rua, a todos os rincões brasileiros.

Celebrar o Dia do Corredor de Rua como praticante de corrida de rua e colher os benefícios que ela proporciona, é endereçar a saudação fraterna aos familiares do Adeilton, na pessoa de seus filhos Leandro e Rafael, forjados por Adeilton para seguir a trajetória de um trabalho honrado, sério, eficaz e confiante na dinâmica da cronometragem de alta qualidade, realizado pelo ChipBrasil e na propensão, comodidade e presteza das informações aos organizadores de eventos esportivos e atletas, por meio do site da Central da Corrida.

Que o legado do Adeilton nunca pereça e que mantenha sempre acesa a chama de um ideal, o espírito de união e a abnegação que tanto o caracterizou. Que nesse Nove de Março, nada mais justo comemorar o Dia do Corredor de Rua, congratular e saudar os atletas desafiadores e disciplinados, que correm para superar dificuldades e obstáculos, o corredor de todas as gerações, da criança ao idoso, do carente ao afortunado e os de necessidades especiais. VIVA PARA CORRER E CORRA PARA VIVER, a maior lição deixada por Adeilton de Medeiros Cavalcante.

Parabéns Corredor de Rua pelo nosso Dia!

Em 2014 foi realizada uma corrida em homenagem ao dia do Corredor de Rua. Nilo Renzendo, do site Companheiros de Corrida escreveu e colocou um vídeo sobre o evento. Não deixe ver como foi.

---

Foram várias pessoas, além de Adeilton, que ajudaram e ajudam a desenvolver o esporte pelo Brasil. Cada cidade tem o seu representante que fica algumas vezes esquecido com a quantidade de eventos esportivos que surgiu nos últimos anos. Certamente eles estão bem satisfeitos em ver a grande quantidade de pessoas que hoje praticam o esporte.

Se este fim de semana você correr, não custa nada dedicar seus km a cada um destes que doaram seu tempo e dedicação para o nosso esporte favorito.

    Galeria

    Autores

    11831819 1135604059786491 3984271448205472526 n

    Corredor de Rua